Caros amigos, animadores da Pastoral Familiar,
Vamos iniciar em breve o Jubileu anunciado pelo Papa Francisco: Peregrinos de Esperança.
No último Conselho Diocesano da Família, onde tivemos a oportunidade de encontrar muitos de vós, abordámos também a nota Pastoral do nosso Bispo sobre este mesmo tema.
A partir da referida nota pastoral, foram sugeridos 3 temas de reflexão propostos para outros tantos encontros, sendo que o último coincidirá com a Peregrinação Jubilar, que terá lugar na data escolhida para a Festa das Famílias – 18 de maio 2025.
Assim o 1º tema de reflexão proposto para janeiro é sobre a Oração, que enviamos em anexo. O 2º tema de reflexão será sobre a Conversão e terá lugar em março. Enviaremos oportunamente.
Estes Encontros destinam-se às Equipas de Pastoral Familiar já existentes na Diocese, ou em formação, ou ainda a grupos que pretendam seguir esta proposta de caminho. Sentimos o apelo do nosso Papa que pretende reforçar/estimular a sinodalidade, por isso a proposta não é exclusiva para um determinado grupo; pretende ser mais uma oportunidade de formação/crescimento, à luz deste ano jubilar. Pode ainda ser replicada para outros grupos onde entendam ser adequada. Queremos caminhar e crescer juntos.
Começando com o Papa Francisco e sob a orientação do nosso Bispo vamos viver este ano marcado pela esperança e renovação pessoal, familiar e comunitária. Certos de que “a esperança não engana” e, como nos garante S. Paulo (Rm 5, 1- 11), o amor de Deus é a razão de ser da nossa esperança, vamos aprofundar esta nossa relação com Ele, abrindo-nos à Sua ação em nós, que transforma, fazendo-nos verdadeiramente felizes.
Com Maria, modelo de disponibilidade e confiança, saibamos ser dóceis à vontade do Pai.
Neste link:
podem encontrar toda a documentação para o 1º encontro Peregrinos de Esperança, uma proposta de caminho:
1ªCarta_Equip_PF;
Anexo_1 - Nada_te_turbe (áudio);
Anexo_2-Métodos_Oração;
Anexo_3-Levamos_para_casa;
Anexo_4-Oração_Jubileu;
Contamos com a vossa generosidade e empenho na dinamização deste projeto.
P´la equipa do SDPF Coimbra.
Margarida e João Paulo Mendes